IMESC participa dos preparativos para o Censo populacional de 2020 em municípios maranhenses

Publicado em 19/09/2019
A equipe de pesquisadores do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) participa dos preparativos voltados ao Censo Demográfico 2020. Na manhã da última terça-feira (17), foi realizada uma reunião de planejamento e acompanhamento na Câmara Municipal de Bacabal, com a presença de representantes do poder público e entidades de quatro municípios maranhenses.

A reunião contou com a apresentação do trabalho de campo feito para os municípios de Alto Alegre do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Luís Gonzaga do Maranhão e Bacabal.

"O objetivo principal da reunião foi de definir os limites entre os municípios, de acordo com os povoados que cada um já presta assistência. Assim, este debate não somente comprova o avanço do Projeto de Atualização Cartográfica dos Municípios do Estado do Maranhão, como reforça o planejamento para o Censo 2020 que o IMESC já vem atuando”, analisa Josiel Ribeiro, diretor de Estudos Ambientais e Cartográficos do IMESC, que participou da reunião juntamente com o consultor técnico do IMESC, Pedro Cavalcante.

Outro ponto importante da reunião foi a apresentação das atividades planejamento do Censo 2020, feitas em parceria com a agência local do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As propostas discutidas na reunião serão apresentadas, em breve, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Fortaleza dos Nogueiras

Também nesta semana, na última segunda (16), o IMESC, juntamente com o IBGE, esteve também na Câmara Municipal de Vereadores de Fortaleza dos Nogueiras. A reunião focou, principalmente, em informar à população a importância de conceder informações corretas para a coleta de dados das ações dos dois institutos.

Na ocasião, representando o IMESC, o consultor técnico Victor Rafael de Carvalho intermediou os debates a respeito dos limites territoriais de Fortaleza dos Nogueiras, pontuando, também, os preparativos para o Censo 2020.

Limites Territoriais

Recentemente, o IMESC intermediou mais um acordo de limites territoriais – desta vez, entre os municípios de Senador La Rocque e João Lisboa, ambos localizados no Oeste Maranhense.

O acordo, assinado durante reunião entre gestores municipais e técnicos do IMESC, vem logo após os estudos técnicos de levantamentos cartográficos feitos pelo IMESC e pelo IBGE, que atualizaram o povoado de Batata da Terra, com 173 habitantes, antes pertencente ao município de Senador La Rocque, ao território de João Lisboa.

Saiba mais sobre o acordo aqui: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/noticias/703.