Mais IDH

Mapas e Indicadores dos 30 Municípios com menor IDH do Estado do Maranhão

» Diagnóstico

Diagnóstico Avançado

Com o presente Diagnóstico Avançado, que particulariza a situação de cada um dos municípios maranhenses selecionados para compor o Plano Mais IDH do Governo do Estado, o IMESC disponibiliza aos poderes públicos e à sociedade civil do Maranhão e do Brasil uma radiografia detalhada do estado dos serviços e das condições sociais da educação, saúde e renda, abrangendo no estudo a totalidade dos 30 territórios municipais. Disposto em mais de 1.500 páginas, o Diagnóstico se apresenta de forma individualizada, em 30 fascículos que, analisando separadamente cada município, constitui um rico e inédito conjunto de informações sobre as condições da pobreza maranhense, sendo assim expressão materializada do esforço de inversão de prioridades que o Governo Flavio Dino vem consolidando na administração pública estadual.

Ampliando a pesquisa para aspectos relacionados com especificidades próprias das unidades federativas, estreitamente relacionadas com o estágio de desenvolvimento em que se encontram cada um dos municípios, o documento inclui – além daqueles três eixos que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – informações atualizadas sobre valiosas características socioculturais e ambientais, cujo inexplorado potencial turístico e suas frágeis estruturas de gestão, representam aspectos relevantes para pensar políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico para as regiões analisadas. Entendidas pelo documento como riquezas de grande capacidade de geração de oportunidade socioeconômicas, mas até aqui desprezadas e/ou subvalorizadas por políticas pretéritas, os valores culturais e naturais de parte significativa dos municípios analisados são janelas para alargar políticas de desenvolvimento, mas também portas por onde novos agentes públicos e mais sujeitos sociais poderão ingressar no Plano Mais IDH. Para baixar clique aqui.



Diagnóstico Preliminar

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos disponibiliza o ‘Diagnóstico Preliminar dos Municípios com menor IDH do Maranhão’, uma publicação composta por um conjunto de informações socioeconômicas e ambientais que ajudam a refletir sobre a situação inicial existente nos 30 municípios selecionados como alvo das políticas, programas, projetos e atividades mobilizados a partir do ‘Plano de Ação Mais IDH’.

A elaboração do diagnóstico foi possível a partir dos esforços combinados da equipe técnica do IMESC/SEPLAN com os técnicos e gestores das Secretarias e Órgãos integrantes do Comitê Gestor do Plano de Ações Mais IDH, assim como a partir do contato inicial com os gestores, técnicos e membros dos Conselhos Municipais do Plano nos 30 municípios selecionados. Para baixar clique aqui.

30 Municípios do Mais IDH

# Municipio
- SUMÁRIO EXECUTIVO
1 AFONSO CUNHA
2 AGUA DOCE DO MARANHÃO
3 ALDEIAS ALTAS
4 AMAPÁ DO MARANHÃO
5 ARAIOSES
6 ARAME
7 BELAGUA
8 BREJO DE AREIA
9 CAJARI
10 CENTRO NOVO DO MARANHÃO
11 CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU
12 FERNANDO FALCÃO
13 GOVERNADOR NEWTON BELLO
14 ITAIPAVA DO GRAJAÚ
15 JENIPAPO DOS VIEIRAS
16 LAGOA GRANDE DO MARANHÃO
17 MARAJÁ DO SENA
18 MILAGRES DO MARANHÃO
19 PEDRO DO ROSÁRIO
20 PRIMEIRA CRUZ
21 SANTA FILOMENA
22 SANTANA DO MARANHÃO
23 SANTO AMARO DO MARANHAO
24 SÃO FRANCISCO DO MARANHAO
25 SÃO JOÃO DO CARÚ
26 SÃO JOÃO DO SOTER
27 SÃO RAIMUNDO DO DOCA BEZERRA
28 SÃO ROBERTO
29 SATUBINHA
30 SERRANO DO MARANHÃO