» Conheça o IMESC

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), criado pela Lei Nº 8.561, de 28 de dezembro de 2006, é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), cujo objetivo institucional é auxiliar a área de planejamento, por meio da realização de estudos e pesquisas, acompanhamento e avaliação de planos, programas e projetos, assim como manter o sistema de informação e cartografia.

Histórico

O IMESC possui nos seus antecessores um histórico que remonta ao século XIX, quando a Biblioteca Pública do Estado perde sua Repartição de Estatística. Depois da revolução de 1930, foi criada a Diretoria de Estatística e Publicidade (1936), responsável pelos serviços de estatísticas do estado, em coordenação com o Instituto Nacional de Estatística (antecessor do IBGE). Ainda neste período, a Diretoria é transformada em Departamento Estadual de Estatística (1939) e passa a ser vinculada à Secretaria Geral do Estado, equivalente hoje à Casa Civil do Governador.

Departamento Estadual de Estatística (DEE) - Governo José Sarney (1966-1971);

Instituto de Pesquisas Econômico-Sociais e Informática (IPEI) - Governo Pedro Neiva de Santana (1971-1975);

Fundação Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (FIPES) - Governo João Castelo (1979-1982);

Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPES) – Governo João Castelo (1979-1982);

Instituto de Estudos e Análises Socioeconômicas (IEASE) - Governo José Reinaldo (2003 - extinto em julho de 2004);

Superintendência de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (SEPES) - Governo José Reinaldo (2004, extinto em 2006);

Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) - (Criado pela Lei Nº 8.561, de 28 de dezembro de 2006).

Com a criação do IMESC, foi reinstituída a pesquisa aplicada ao planejamento público, tendo desenvolvido dezenas de estudos e pesquisas, a implantação de um Banco de Dados com informações socioeconômicas e cartográficas sobre a realidade maranhense, o reestabelecimento dos estudos de análise conjuntural socioeconômica e a formação de novos pesquisadores. Além de produzir estudos e pesquisas, também coordena políticas públicas concretas como a regionalização, a cooperação internacional e a revitalização da bacia hidrográfica de rio Itapecuru.

Acesse aqui o Regimento Interno com as atribuições do IMESC.