A Política de Segurança da Informação (PSI) do IMESC, estabelece as regras para servidores, fornecedores e colaboradores do Instituto, no que diz respeito ao uso de Recursos e Serviços Tecnológicos disponibilizados pela Diretoria de Comunicação e Disseminação de Dados.
Acesse aqui a Política de Segurança da Informação Completa.
Por sua própria natureza, cabe ao IMESC informar e disseminar informações de interesse da sociedade na área de estudos e pesquisas socioeconômicas e cartográficas. Tais informações são públicas e, portanto, devem ser disponibilizadas a todos. Para que a sociedade tenha acesso de maneira adequada e democrática aos estudos e pesquisas produzidas por nossos técnicos, é exigida uma política de segurança da informação capaz de fornecer a infraestrutura adequada para a produção e disseminação dessas informações.
A Política de Segurança da Informação do IMESC inclui: sistemas de informação, diretórios de rede, bancos de dados, mídia impressa, magnética ou ótica, dispositivos eletrônicos, equipamentos portáteis, microfilmes e até mesmo comunicação oral.
Para garantir a eficiência nos processos de disseminação da informação e, por extensão, o cumprimento da missão institucional do IMESC, é necessário que o fluxo interno garanta:
- Confidencialidade: garantir que as informações tratadas internamente sejam de conhecimento exclusivo de pessoas especificamente autorizadas;
- Integridade: garantir que as informações sejam mantidas íntegras, sem modificações indevidas – acidentais ou propositais;
- Disponibilidade: garantir que as informações estejam disponíveis a todas as pessoas autorizadas a tratá-las.