Diretores e chefes de departamento do IMESC participam de reunião preparatória para implantação de relógio eletrônico de ponto

Publicado em 15/06/2016

Com o objetivo de discutir uma governança para a implantação do Relógio Eletrônico de Ponto Biométrico (REP), o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Felipe de Holanda, reuniu diretores, chefes de departamento e chefes de divisão nesta terça-feira (07).

A reunião também contou com a presença de Henrique Sérgio Santos, representante da empresa PROINDDY, responsável pela instalação do aparelho. Ele esclareceu as dúvidas apresentadas por Diretores e chefes de divisão quanto ao funcionamento do equipamento.

A implantação do Ponto Eletrônico levará em consideração as diferentes atividades profissionais desenvolvidas no Instituto.Para o presidente do IMESC, Felipe de Holanda, uma das maiores utilidades do Relógio de Ponto será facilitar a rotina de trabalho dos servidores: “O Relógio de ponto permitirá que as pessoas que eventualmente tenham que fazer um esforço extraordinário, possam ter esse esforço reconhecido e recompensado em um momento que não sejam tão demandadas. A implantação do ponto eletrônico sem dúvida nenhuma constitui um avanço na gestão do IMESC”.

Inicialmente o Relógio de Ponto funcionará de forma experimental, para que os servidores passem por um processo de adaptação além de auxiliar no desenvolvimento de uma governança de uso da ferramenta.

Felipe de Holanda destacou que esse processo inicial será de aprendizagem: “O IMESC precisa saber como utilizar essa ferramenta e inicialmente, nas primeiras semanas, nós vamos aprender a utilizá-la para que então se torne efetiva e realmente comande a sistemática da formação da folha de pagamento e do banco de horas,” esclareceu.

 O Presidente do IMESC destacou ainda que a implantação do relógio de ponto é fruto de uma decisão colegiada bastante discutida e amadurecida em nível de diretoria e de chefia de departamento: “Ela vem contribuir para aprimorar a gestão do IMESC. Primeiro fornecer, no próprio Imesc, um mapa, um monitoramento da sistemática de trabalho dos seus colaboradores. Em segundo lugar, permitindo uma avaliação meritocrática do esforço de cada servidor em suas respectivas diretorias”.

pontov

 O Chefe de Departamento de Recursos Humanos, Rogério Lobato, explicou a importância da modernização do sistema: “A implantação do ponto eletrônico vai melhorar a gestão de pessoal, tornando-a mais eficiente e focada nos resultados. Teremos condições de acompanhar diariamente todo o processo do servidor em relação à abstenção, pontualidade, entre outros fatores. Com isso, poderemos dar um feedback às diretorias e ter maior aproximação da estrutura organizacional com as pessoas que trabalham no Instituto, o que vai facilitar o trabalho do dia a dia.”, explicou.

 Para o Diretor Administrativo e Financeiro do Instituto, André Lustosa, o ponto eletrônico é um caminho natural de dinamizar o processo das burocracias estatais: “Nós temos, com a implantação do ponto eletrônico, uma forma de melhorar a produtividade a partir do momento em que o servidor adquire a consciência de que deve cumprir o seu horário de trabalho com regularidade e eficiência em suas atividades. Então esperamos que, com esse novo instrumento de gestão, a eficiência e a produtividade caminhem juntos.

 Saiba Mais

O relógio eletrônico de ponto a ser implantado no IMESC terá identificação biométrica por meio de registro de impressão digital.

Henrique Sérgio Santos, representante da empresa PROINDDY, garantiu que as informações captadas pelo sistema da máquina são incorruptíveis e que o aparelho permite armazenar os dados de chegada e saída dos servidores com segurança, possibilitando ainda a adaptação para inclusão de horários diferenciados de trabalho, registro de casos excepcionais.

Hoje o ponto eletrônico deixou de ser meramente um cartão de ponto e passou a ser uma evidência legal, além de facilitar o cotidiano da gestão do órgão.”, esclareceu Henrique Sérgio Santos.

Além do IMESC, outros órgãos do setor público estadual já utilizam a ferramenta de Ponto Eletrônico, a exemplo da Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP e daAgência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – AGERP