IMESC participa de reunião técnica sobre o sistema SIFMA/Selo Verde

Publicado em 21/08/2024

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou nesta quarta-feira (21) reunião técnica sobre o SIFMA/Selo Verde – Sistema de Fiscalização e Monitoramento do Agronegócio e da Vegetação Nativa. O sistema irá auxiliar na rastreabilidade e transparência das cadeias produtivas agrícolas no estado do Maranhão. 

Na reunião, o secretário Pedro Chagas destacou a importância de ter a tecnologia como aliada para auxiliar na fiscalização das cadeias produtivas. “É uma ferramenta que garante toda a legalidade do processo e melhora e impulsiona as metas de desenvolvimento sustentável”.

Durante a reunião foi assinado acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) para adaptação do sistema. A plataforma, projetada inicialmente para otimizar a gestão tributária, agora conta com funcionalidades que permitem aos proprietários rurais e demais partes interessadas aplicar as tecnologias para aperfeiçoamento e atualização de suas bases. O IMESC vem contribuindo com base de dados, em especial as bases das comunidades tradicionais do estado do Maranhão.

O funcionamento da plataforma do SIFMA/Selo Verde conta com a participação da SEMA, SEFAZ, SAGRIMA, SAF, SEDIHPOP e IMESC.  O processo de gestão compartilhada permitirá que cada secretaria se aproprie da solução de acordo com suas competências institucionais. 

O Selo Verde tem um papel fundamental na redução do desmatamento e mitigação das mudanças climáticas. Ele contribui para a regularidade socioambiental dos imóveis rurais, promove o alinhamento com as normativas nacionais e internacionais e cria mecanismos para o financiamento de ações que conciliam conservação ambiental, desenvolvimento econômico responsável e justiça social.

*Com informações da Sema