Pesquisadores do Imesc são contemplados na primeira edição do Prêmio de Inovação na Gestão Pública da EGMA

Publicado em 17/05/2024

Pesquisadores do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) foram contemplados no Prêmio de Inovação na Gestão Pública da Escola de Governo do Maranhão. O evento contou com a presença ilustre do governador Carlos Brandão, que conheceu os projetos inovadores que estão transformando a gestão pública no Estado do Maranhão.

Na categoria “Projetos de Iniciativas Inovadoras Implementáveis”, o estudo “Gestão de Riscos e Desastres no Estado do Maranhão: proposta metodológica para identificação das áreas suscetíveis à inundação”, dos técnicos Ricardo Gonçalves Santana, Getúlio Martins e Vitor Raffael Oliveira obteve a segunda colocação.

“Esse trabalho acaba ganhando bastante importância, tendo em vista as mudanças climáticas que vêm afetando a população, principalmente a de baixa renda. Temos até o exemplo que está ocorrendo no sul do país. O projeto se mostra como promissor na identificação dessas áreas para a promoção de políticas públicas”, comenta Ricardo.

“O trabalho em que participei foi sobre o ‘Mapeamento do potencial de radiação para a produção de energia solar em prédios públicos por meio de técnicas de sensoriamento remoto’, que se trata de um estudo inovador, pois busca levar ao estado inovações no que se diz respeito à questão energética do estado, para trazer os benefícios da luz solar em uso na questão elétrica ao nível dos prédios públicos”, explicou André.

O Diretor de Estudos Ambientais e Cartográficos, José de Ribamar Carvalho dos Santos, enalteceu a importância do prêmio como incentivo à pesquisa e reconhecimento aos estudos produzidos pelo Instituto. “Nós fomos premiados em segundo lugar com um trabalho e todos os outros trabalhos que foram inscritos receberam menção honrosa. Então, para a gente, enquanto Instituto de pesquisa, é importante justamente porque incentiva os nossos técnicos que também são pesquisadores da UEMA, da UFMA”, destacou.

O objetivo do prêmio é divulgar e reconhecer, tanto ações já implementadas com resultados mensuráveis que são consideradas inovadoras, quanto projetos que possam ser implementados e produzir resultados positivos para o serviço público e a sociedade.

Além do trabalho de Ricardo, Getúlio e Vitor, outras publicações do Imesc receberam menção honrosa em duas categorias.

Categoria “Projetos de Iniciativas Inovadoras Implementáveis”:

Menção honrosa à Nívea Karina Silva (Imesc), autora do trabalho "Os Efeitos Socioambientais das Mudanças Climáticas nas Práticas Produtivas das Marisqueiras do Município de Raposa-MA".

Menção honrosa ao trabalho intitulado "Mapeamento do Potencial de Radiação para a Produção de Energia Solar em Prédios Públicos por Meio de Técnicas de Sensoramento Remoto", de autoria de Bruno Silva e André Leal (Imesc).

Menção honrosa a Carlos Cipião, Hauanen Araújo e Francildo Pereira (Imesc) pelo estudo "Conectividade Ecológica da Ilha do Maranhão: proposta de conexão das unidades de conservação por meio dos cinturões verdes".

Categoria “Práticas Inovadoras de Sucesso”:

Menção honrosa à Julia Letícia Ferreira (Imesc) com o trabalho "Sistema de Prevenção a Conflitos Agrários e Socioambientais – SIPREV".

A premiação contou com 67 servidores inscritos, entre proponentes e coautores, que submeteram 31 trabalhos, oriundos das cidades de São José de Ribamar, Imperatriz e São Luís, integrantes da Caema, CBMMA, Emserh, ESPMA, Funac, Iema, Imesc, Iprev, Iterma, Mapa, PMMA, Seap, Secom, Segep, Segov, Sema, SES, STC, Uema e Uemasul.