Plataforma Imesc Amplo será utilizada pela Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial

Publicado em 12/05/2023
Mais uma Secretaria de Estado do Maranhão vai utilizar a Plataforma Imesc Amplo, aplicativo de monitoramento de indicadores dos municípios maranhenses, criada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). 
No último dia 9, o Imesc participou de reunião na Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial (Seir). Acompanhado da equipe técnica do Imesc, o diretor de Estudos e Pesquisas, Rafael Silva, apresentou a plataforma Imesc Amplo para o secretário Gerson Pinheiro, para a subsecretária Maria do Socorro Guterres e equipe da secretaria.   
Na ocasião, Rafael Silva explicou como a ferramenta atua a partir de pesquisas georreferenciadas com possibilidade de coleta de dados por meio de formulários off-line. “A ferramenta pode se adaptar às demandas de cada órgão, permite a criação de formulários, o cadastro de usuários, entre outras ações”, explicou o diretor.
O Secretário Gerson Pinheiro falou sobre como a ferramenta vai colaborar com as ações da Seir. “Reunião muito importante entre Seir e Imesc. O Imesc já nos acompanha com a produção de diagnósticos e hoje definimos que vamos dar continuidade com essa parceria por meio do Imesc Amplo que vai nos permitir dar respostas mais rápidas para a sociedade”, enfatizou Gerson Pinheiro.
Além do Imesc Amplo, que é destinado aos gestores públicos, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos também possui as plataformas Data Imesc e DigImesc que permitem assessorar os municípios na área de planejamento e gestão de políticas públicas.