Nota de Comércio Varejista repercute crescimento no volume de vendas em fevereiro

Publicado em 05/05/2023
O comércio varejista estadual obteve expansão de 2,0% no mês de fevereiro em comparação com o mês de janeiro. Foi o segundo maior crescimento mensal dentre todas as unidades da federação, conforme mostra a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE. Esse dado é apontado pela Nota de Comércio Varejista referente a fevereiro de 2023, lançada nesta sexta-feira (05), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN).

Em comparação a fevereiro de 2022, houve alta de 9,7% no varejo restrito. No acumulado do ano o crescimento registrado foi de 11,3%. Referente ao comércio varejista ampliado estadual, que inclui as atividades de veículos, materiais de construção e atacado de bebidas e fumo, houve aumento de 6,0% no volume de vendas em fevereiro em relação ao mês de janeiro. Já no acumulado no ano, o varejo ampliado exibiu variação positiva de 6,7%.

 “O comércio varejista no Maranhão tem se mostrado aquecido no primeiro bimestre deste ano. Além do aumento do volume de vendas, houve alta do número de emplacamentos de veículos e da demanda por crédito. Porém é necessário considerar o comportamento de fatores da conjuntura econômica nacional, como a elevada taxa básica de juros que ainda se encontra na casa dos dois dígitos de 13,75%, que afeta não somente a decisão de investimento das empresas, mas também os consumidores, ao encarecer o crédito e reduzir o consumo”, destacou o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Confira a publicação na íntegra aqui