Pela 10ª vez consecutiva, Maranhão registra resultado positivo na geração de empregos

Publicado em 07/12/2022
O mercado de trabalho maranhense registrou 2.965 de admissões líquidas, no mês de outubro. É o que mostra os dados da Nota de Mercado de Trabalho Formal Maranhense, referente a outubro de 2022, lançada nesta terça-feira (6), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN). Esse é o décimo resultado positivo do Maranhão na geração de empregos celetistas.

Os dados mostram que o saldo de contratações do mês, por grupamento de atividade no Maranhão, apresentaram como principais destaques o Comércio (+1,6 mil vínculos) e os Serviços (+1,6 mil vínculos). Os grupamentos das atividades da Construção e da Indústria criaram 227 e 225 vagas, respectivamente.

Em relação ao acumulado do ano até outubro, foram geradas 44.100 vagas adicionais de emprego com carteira, a maior alta proporcional da região Nordeste (8,4%). Desse modo, o estoque total de trabalhadores celetistas no mercado de trabalho maranhense alcançou 569.222 pessoas.

A geração de empregos foi impulsionada pelo setor terciário, que considera as atividades do comércio e dos serviços. Para a presidenta do IMESC, Talita Nascimento, o desempenho positivo deste segmento está atrelado, principalmente, à comemoração do Dia das Crianças e também à Copa do Mundo. “A perspectiva é que esses segmentos de atividades ganhem destaque devido às festividades de final de ano. Ressalta-se ainda, que os investimentos do Governo do Estado na programação de Natal deverá
fomentar o setor terciário, visto que um dos principais pontos das atrações natalinas é no centro comercial de São Luís", destaca a presidenta do IMESC, Talita Nascimento.

Acesse a publicação na íntegra, clicando AQUI.