Trabalhos do IMESC são destaques no Encontro de Usuários de ArcGIS

Publicado em 03/10/2022
“Identificação de Áreas Vulneráveis a Inundações para o estado do Maranhão” e “Painel de Monitoramento dos Conflitos Socioambientais do Maranhão” foram trabalhos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), apresentados no Encontro de Usuários do software ArcGIS Brasil, maior evento Gis da América Latina, promovido pela Esri Brasil, no último dia 3 de outubro.

Durante o evento, houve a apresentação de casos de sucessos inovadores no uso do sistema ARCGIS, tanto no setor público como privado, a exemplo do IBAMA, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Salvador, SAE de Louveira, IMESC, Claro, Carbonext, Chesf, Eletrobras Furnas, Eletrobras Chesf, TAG, Mosaic Fertilizantes, Suzano Celulose, Samarco. 

Dentre os trabalhos já realizados do IMESC com o ArcGis, foram destaques dois, sendo: “Identificação de Áreas Vulneráveis a Inundações para o estado do Maranhão”, que tem como principal aplicação a prevenção de ocupação de áreas com suscetibilidade a enchentes e acúmulos hídricos, assim como suas usabilidades como sistema de alertas a possíveis enchentes e alagamentos extremos; e o “Painel de Monitoramento dos Conflitos Socioambientais do Maranhão”, que permite aos gestores públicos localizar e mensurar espacialmente episódios de conflitos ambientais dentro do estado do Maranhão através dos dados da Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade (COECV).

“Ter o reconhecimento dos trabalhos do IMESC em um evento de grande repercussão coloca o Instituto como referência tanto estadual como nacional no uso do ArcGIS, a mais poderosa tecnologia de Sistema de Informações Geográficas da atualidade”, explica a presidenta do IMESC, Talita Nascimento. 

O Encontro de Usuários Esri Brasil é o maior evento de Geotecnologia do Brasil, realizado anualmente pela Imagem. Nele, apresenta o que tem de atual na Plataforma ArcGIS, suas infinitas capacidades e suas aplicações práticas, tendo palestrantes, como Especialistas da Imagem e da Esri Internacional, líderes e referências de mercado, de grandes empresas e governos brasileiros.

Acesse as publicações aqui: “Identificação de Áreas Vulneráveis a Inundações para o estado do Maranhão" e "Painel de Monitoramento dos Conflitos Socioambientais do Maranhão”