Imesc realiza pré-campo da pesquisa sobre produção pesqueira

Publicado em 14/10/2022
Pesquisadores do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográfico (Imesc), estiveram, na última sexta-feira (14), realizando pré-campo do Projeto "Gestão e Sustentabilidade da Pesca no Litoral Ocidental e Golfão Maranhense", no município de Raposa.

Essa etapa inicial da pesquisa possui como objetivo compreender a dinâmica envolvida na atividade pesqueira, principalmente, a atuação do pescador, o escoamento da produção pesqueira e as espécies que possuem maior quantidade em nosso litoral. Ainda, os tipos de equipamentos usados na pesca, uso correto e condições adequadas. 

A equipe do Imesc realizou visita aos portos, feira de comercialização do pescado do município, além da coleta de dados nas cooperativas de pescadores e com a Secretária de Pesca da cidade, Lavina de Sousa.

O Projeto de pesquisa
O projeto "Gestão e Sustentabilidade da Pesca no Litoral Ocidental e Golfão Maranhense" faz parte de um dos projetos aprovados no edital Ignácio Rangel, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA e se consolida como um importante aliado para a caracterização da atividade pesqueira e das espécies marinhas no estado.