IMESC é um dos palestrantes na programação da Semana Mundial da Alimentação 2022, realizada no Maranhão

Publicado em 13/10/2022
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), participou da mesa-redonda com palestras alusivas à Semana Mundial de Alimentação 2022, que teve como tema neste ano, definido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), “Nossas ações são o nosso futuro: Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”.

O IMESC foi convidado para apresentar um panorama da insegurança alimentar no Maranhão, contextualizando com a situação do Brasil e Nordeste. “Desde o ano de 2017, os indicadores de insegurança alimentar têm se agravado em todo o Brasil e, de forma, mais intensa, durante pandemia. Para enfrentar essa situação no Maranhão, o Governo do Estado implementou uma séria de Programas voltados para a população em situação de vulnerabilidade social, com destaque para os Restaurantes Populares que já se encontram em 152 municípios do Maranhão”, destacou a presidenta do IMESC, Talita Nascimento.

A programação da semana Mundial a Semana Mundial da Alimentação acontece em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro. No Maranhão, o evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES) em parceria com as secretarias da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) estadual e municipais, juntamente com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MA). A programação se estendeu de 10 a 16 de outubro em São Luís e contou com cursos, ações nos terminais de integração, mesas redondas, painéis, e outras ações.