IMESC participa de reunião que visa dar apoio em planejamento urbano a municípios maranhenses

Publicado em 11/10/2022
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) se reuniu com o Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (NRF-CGJ/MA) para discutir a participação do IMESC no Projeto Latitude 4º que tem como objetivo prestar auxílio técnico a municípios maranhenses de pequeno porte no desenvolvimento de planejamento urbano social, econômico e ambiental.

Na reunião, foi apresentado o Projeto Ferramenta de Geoprocessamento para Governança Fundiária do Maranhão, que é uma das ações do Projeto Latitude 4º da CGJ/MA, financiado pela FAPEMA por meio do Edital Ignácio Rangel 3. "Por meio dessa ação, o IMESC terá um papel ativo na organização e consolidação de bases de dados públicas e cartoriais sobre áreas empreendimentos e imóveis rurais e urbanos nos municípios abrangidos pelo Latitude 4º”, enfatizou a presidenta do Imesc, Talita Nascimento.

O projeto Latitude 4º, desenvolvido pelo Núcleo de Regularização Fundiária da CGJ/MA, visa inicialmente apoiar as prefeituras municipais de Arame, Lagoa Grande do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes e Caxias a organizarem-se e efetivarem a governança responsável da terra em seus municípios por meio de um cadastro municipal interligado com o cartório e demais bancos de dados nacionais por meio do SINTER, sistema da Receita Federal.

A reunião foi realizada no dia 11 de outubro, de forma híbrida e foi coordenada pela juíza auxiliar do Núcleo da CGJ, Ticiany Palácio, e pelo juiz Douglas Lima. Estiveram presentes a professora do curso de Engenharia Cartográfica da UFPE, Andreia Carneiro, o professor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Hostílio Maia Neto, e o representante da Receita Federal no âmbito do Sistema Nacional de Informações Territoriais (SINTER), José Tosta. Do IMESC, além da presidenta, participaram também o diretor Ribamar Carvalho, o chefe de departamento Vitor Rafael e a bolsista do Programa Ignácio Rangel Júlia Ferreira.