Maranhão obteve o oitavo resultado positivo consecutivo na geração de emprego formal em 2022

Publicado em 17/10/2022
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), lançou a Nota de Mercado de Trabalho. Divulgada mensalmente, a publicação faz uma discussão sobre o comportamento do emprego formal maranhense, tendo como referência a região Nordeste e o Brasil, com base no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Com um saldo de 5.472 admissões líquidas, em agosto de 2022, o Maranhão apresentou o oitavo resultado positivo consecutivo no ano. Aponta-se que todos os grupamentos registraram geração de empregos, com destaque para Serviços, que correspondeu a 40,4% do saldo no mês.

“Com o resultado de agosto, o Maranhão alcançou mais de 33,6 mil vagas adicionais de emprego com carteira nos oito meses de 2022, o maior crescimento proporcional da região Nordeste (6,41%), o que expressa a alta dos investimentos estaduais, que repercutem no mercado de trabalho maranhense. A exemplo da Construção Civil, que gerou aproximadamente 1,0 mil vagas em 2022, o setor foi fomentado por investimentos em áreas de Urbanismo e Transportes.” destaca a presidenta do IMESC, Talita Nascimento.

O resultado de Julho de 2022 exibiu saldo de emprego formal de 5.725 vagas.  Já no mês de junho de 2022, o estado apresentou geração de 6.629 vínculos formais. No mês de maio de 2022, por sua vez, a abertura foi de 5.112 postos de trabalho com carteira assinada.

As Notas de Mercado de Trabalho referentes aos meses de agosto, julho, junho e maio foram concluídas durante o período eleitoral de 2022 e, conforme indica a legislação eleitoral, estão sendo lançadas após o pleito estadual do corrente ano. Ressalta-se que os valores de maio a julho foram reajustados na matéria, devido a atualização da última nota.

Acesse a Nota de Mercado de Trabalho - Agosto/2022 clicando AQUI.

Acesse a Nota de Mercado de Trabalho - Julho/2022 clicando AQUI.

Acesse a Nota de Mercado de Trabalho - Junho/2022 clicando AQUI.

Acesse a Nota de Mercado de Trabalho - Maio/2022 clicando AQUI.