Agropecuária maranhense avança pelo segundo trimestre do ano e estima um crescimento de 3,9% para 2022

Publicado em 14/10/2022
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), lançou os Índices de Atividade Econômica do Setor Agropecuário, referentes ao 1º e 2º trimestre de 2022. Divulgada trimestralmente, a publicação analisa o desempenho do setor agropecuário maranhense, com o detalhamento para as atividades da agricultura e da pecuária.

No segundo trimestre de 2022, o setor primário apresentou variação positiva de 3,9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. “Esse resultado reflete, principalmente, o bom desempenho da agricultura que aponta para mais uma safra recorde, chegando a 6 milhões de toneladas em 2022, com destaque para a produção de soja que chega a 3,5 milhões de toneladas”, destaca a presidenta do IMESC, Talita Nascimento.

O crescimento estimado para a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas foi de 4,7% no Maranhão, conforme o resultado do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de setembro de 2022. Pela ótica da pecuária, houve crescimento de 5,7% no número de abates de animais no segundo trimestre do ano, o que contribuiu para o melhor resultado no setor como um todo.

Em relação a estimativa referente ao primeiro trimestre de 2022, o setor primário apontou para uma variação positiva de 5,9% em relação ao ano anterior, melhor resultado para o trimestre desde 2017.

Acesse o Índice de Atividade Econômica do Setor Agropecuário, referente ao 1º trimestre de 2022, clicando AQUI.

Acesse o Índice de Atividade Econômica do Setor Agropecuário, referente ao 2º trimestre de 2022, clicando AQUI.

Os Índices de Atividade Econômica do Setor Agropecuário, referentes ao 1º e 2º trimestre, foram concluídos durante o período eleitoral de 2022 e, conforme indica a legislação eleitoral, estão sendo lançados após o pleito estadual do corrente ano. Ressalta-se que a estimativa referente ao primeiro trimestre foi reajustada, devido à atualização da última nota.