Setor Primário maranhense deve crescer 5,9% no primeiro trimestre de 2022, melhor resultado para o trimestre desde 2017

Publicado em 06/10/2022
No primeiro trimestre de 2022, o setor primário aponta para uma variação positiva de 5,9% em relação ao ano anterior, melhor resultado para o trimestre desde 2017. Esse resultado está presente na publicação do Índice de Atividade Econômica do Setor Agropecuário, referente ao 1º trimestre de 2022, lançado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN).

“Este resultado pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho da agricultura pois, segundo a estimativa de março, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apontou um crescimento de 4,3% em 2022. Já a pecuária deverá contribuir com um crescimento de 2,6%, graças à variação positiva de 15,4% na quantidade de animais abatidos, no primeiro trimestre do ano”, destaca a presidenta do IMESC, Talita Nascimento.

Em relação às perspectivas para a agricultura maranhense em 2022, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no Maranhão deve chegar a 5,9 milhões de toneladas, crescimento de 4,6% em relação ao ano passado, apontando um novo recorde de safra de acordo a estimativa do mês de julho do ano corrente, definida pelo LSPA.