IMESC e SEMA promovem discussão técnica sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão (ZEE-MA)

Publicado em 24/06/2022
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realizou, na sexta-feira (24), no auditório da SEPLAN, reunião de discussão técnica sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).

“Este encontro foi importante, porque representou o início do processo de institucionalização para o monitoramento do ZEE-MA, não somente com a participação, mas também com o protagonismo da SEMA. Essa parceria entre IMESC e SEMA vai possibilitar que o processo de monitoramento do ZEE seja mais eficaz”, destaca a presidenta do IMESC, Talita Nascimento.

A temática principal da reunião foi uma discussão técnica sobre os produtos do ZEE e o seu processo de monitoramento. Debateu-se a metodologia de elaboração do ZEE e também fez-se um alinhamento dos normativos desse importante instrumento de planejamento territorial para o Maranhão e, como desdobramento, será elaborado ACT para definição da metodologia de monitoramento do ZEE. 

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é um instrumento para planejar e ordenar o território, harmonizando as relações econômicas, sociais e ambientais. Demanda um efetivo esforço de compartilhamento institucional, voltado para a integração das ações e políticas públicas territoriais, bem como articulação com a sociedade civil, integrando seus interesses em torno de um pacto pela gestão do território (BRASIL, 2010a).