Maranhão cria 3,4 mil empregos em abril de 2022, a segunda maior alta de vagas da região Nordeste

Publicado em 06/06/2022
No que se refere às admissões líquidas em abril de 2022, o Maranhão apresentou saldo de 3.395, o quarto resultado positivo consecutivo no ano e o segundo maior crescimento de vagas da região Nordeste. Esse e outros destaques estão na Nota do Mercado de Trabalho Formal Maranhense, referente a abril de 2022, que foi lançada, nesta segunda-feira (6), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN).

A presidenta do IMESC, Talita Nascimento destaca que, no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, foram geradas 9.082 vagas adicionais de emprego com carteira, resultado que equivale ao acréscimo de 1,73% no estoque de empregados, a segunda maior alta do Nordeste.

“O Maranhão vem apresentando uma performance positiva na geração de postos de trabalho. No acumulado do ano, o estoque total de trabalhadores celetistas no mercado de trabalho maranhense alcançou 534.204 pessoas, uma alta de 14% em relação ao patamar pré-pandemia”, esclarece.

Ao investigar o saldo de contratações no mês, no estado, aponta-se que os grupamentos de Serviços geraram 2,7 mil vínculos, o que corresponde a 79,8% da abertura de vagas. Por sua vez, o Comércio registrou saldo de 441 vínculos, seguido pela Indústria (+220 vínculos) e Construção (+165 vínculos).

Em todo o território nacional, foram abertas 196,9 mil vagas em abril de 2022. Os dados apontam que, em abril, houve saldo positivo na geração de vagas em quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades. O destaque foi o grupamento de “Serviços”, que criou 117 mil novos vínculos. O “Comércio” foi responsável pela criação de 29,3 mil vagas; a “Indústria” registrou saldo de 26,4 mil postos; enquanto a “Construção” gerou 25,4 mil.

Confira a nota na íntegra, clicando AQUI.