Nota de Pesar - Hiroshi Matsumoto

Publicado em 30/04/2022
É com profundo pesar que informamos o falecimento do professor Hiroshi Matsumoto, presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), ocorrido nesta sexta-feira, 29 de abril. 

Hiroshi é uma referência no ensino das ciências econômicas e na construção de iniciativas em prol do desenvolvimento do Maranhão e dos maranhenses. 

Neste momento de dor, nós, das equipes da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), nos solidarizamos com os familiares e amigos.

Trajetória

Hiroshi Matsumoto, nascido em 19 de março de 1950, em São Paulo, veio para o Maranhão em 1973, a convite do professor Bandeira Tribuzi, para trabalhar no Instituto de Pesquisa Econômica e Informática (IPEI), o antigo IMESC. 

Em 1974 ingressou na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como professor do Departamento de Economia, onde contribuiu para a formação da maioria dos economistas do estado. Vale lembrar que a primeira turma oficial do curso de economia é de 1968. 

Em 2006, Hiroshi deixa a UFMA para  contribuir na recriação do Instituto de Pesquisa Econômica do Estado do Maranhão (IMESC), onde trabalhou por dois anos.

Em 2019, Hiroshi retorna ao IMESC, motivado pelo desejo de continuar  contribuindo para o desenvolvimento do Maranhão e de ensinar e formar profissionais na área de pesquisas socioeconômicas, transmitindo o vasto conhecimento que possuía na área econômica e também social. 

Em todos os seus projetos de pesquisa algo em comum: Hiroshi sempre olhava para o futuro e pensava no bem-estar das pessoas. 

Apesar de ter sido convidado para ser presidente do Instituto em diversas ocasiões, foi só em 2022 que ele aceitou. E com o mesmo entusiasmo e jovialidade de cinco décadas atrás, quando chegou ao Maranhão, Hiroshi assumiu a presidência. 

A semente plantada com seus ensinamentos continuará gerando frutos, por meio de centenas de profissionais formados por ele, e que atuam nos mais diversos setores da economia maranhense e nas áreas sociais. "Eu fui aluno de Hiroshi" é daquelas frases ditas com orgulho quando os profissionais se encontram e recordam dos aprendizados da academia.  

O Maranhão perde um profissional dedicado e um ser humano que transformou muitas vidas.