IMESC e Prefeitura de Bequimão discutem programa para melhorar os serviços públicos municipais

Publicado em 23/03/2022
O IMESC apresentou o Programa “Estratégias e Inovações da Gestão de Políticas Públicas Municipais” para o prefeito do município de Bequimão, João Martins, e integrantes de sua equipe de governo, no dia 16 de março. Na ocasião, estavam presentes o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho; o diretor de Estudos e Pesquisas, Hiroshi Matsumoto; o diretor de Estudos Ambientais e Geoprocessamento, Luiz Jorge Dias, e a técnica Cléa Nathanny.

O Programa engloba uma série de projetos e ações estratégicas voltadas para a melhoria dos serviços públicos. “O programa se divide em três grandes projetos, que serão desenvolvidos com o apoio e assessoramento dos técnicos do IMESC e da SEPE, e também com o suporte da plataforma digital desenvolvida pelo Instituto, o DigIMESC, que facilitará a elaboração, execução e acompanhamento das atividades do início ao final”, destaca o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

O objetivo é que os municípios possam implementar um modelo de planejamento e gestão de políticas públicas que oriente o rumo da gestão municipal para um cenário com melhor qualidade de vida da população.

Para isso, o IMESC disponibilizará uma série de tecnologias sociais, tais como: Plataforma DigIMESC; banco de dados municipal; aplicativo Imesc Amplo; Cursos de Aperfeiçoamento em Serviço; Cartilha “Um novo jeito de olhar, conhecer e mudar a realidade do seu município”; e um serviço de assessoramento técnico permanente. Por outro lado, os municípios deverão selecionar uma equipe formada por servidores públicos, representantes dos conselhos municipais, Câmara Municipal e outras entidades relevantes. Como se observa, a gestão do Programa será compartilhada entre as instituições citadas acima.

O prefeito de Bequimão, João Martins, manifestou interesse em assinar o convênio, considerando que a plataforma auxiliará em diversas ações que o município já estava planejando. Ainda sobre a iniciativa, Icatu foi a primeira cidade a participar. Já foi assinado o convênio, criado o banco de dados do município e está previsto para abril o início das capacitações em serviço da equipe municipal que vai atuar no projeto.