De acordo com o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego - CAGED, o Maranhão apresentou saldo de 591 admissões líquidas em janeiro de 2022, superando a abertura de vagas registrada em janeiro de 2021. O resultado positivo está na Sinopse da Nota de Mercado de Trabalho referente a janeiro de 2022, lançada nesta quinta-feira (10), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).
O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho destaca que o Maranhão foi um dos três estados nordestinos que apresentaram abertura de vagas no primeiro mês do ano. “Dessa forma, o total de trabalhadores celetistas no mercado de trabalho maranhense atingiu 525.713 pessoas, uma alta de 11,9% em relação ao patamar pré-pandemia”.
Ao investigar o saldo de contratações no mês, aponta-se que três dos cinco setores apresentaram abertura de vagas. O setor de “Serviços” (+776 vínculos) capitaneou a geração de vagas. Também houve abertura de empregos nos grupamentos de “Indústria” (+471 vínculos) e “Agropecuária” (+405 vínculos).
Em relação aos empregos gerados no território maranhense, 99 municípios apresentaram saldos positivos de empregos em janeiro de 2022, os maiores resultados foram apresentados pelas seguintes cidades: Coelho Neto (+311 vínculos); Balsas (+242 vínculos); Colinas (+63 vínculos); São José de Ribamar (+58 vínculos); Tasso Fragoso (+56 vínculos).
Acesse a sinopse na íntegra, clicando
AQUI.