Câmara de Gestão Pública e Inovação Tecnológica do Consórcio Nordeste planeja ações para 2022

Publicado em 16/02/2022
O secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, participou da reunião de abertura dos trabalhos da Câmara Temática de Gestão Pública e Inovação Tecnológica do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) para 2022, nesta quarta-feira (16). Durante a videoconferência, ele, que representa o Governo do Maranhão na Câmara e no Conselho de Administração do Consórcio, destacou a importância do planejamento para a efetividade das ações programadas.

“Para 2022, a proposta de agenda contempla reuniões com especialistas do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O objetivo é trazer a experiência destes organismos internacionais para a realidade dos Estados Nordestinos”, explicou o secretário Luis Fernando.

As Câmaras Temáticas funcionam como agentes do Consórcio Nordeste, que atuam de forma integrada para encontrar melhores soluções de financiamento, colaborar com informações para o Observatório do Desenvolvimento do Nordeste (ODNE), fortalecer institucionalmente o Consórcio, aumentar a conectividade entre os Estados, além de contribuir para uma gestão mais transparente, eficiente, eficaz e efetiva.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins, por exemplo, relembrou que em 2021 a Câmara de Gestão Pública finalizou um e-Book contendo todas as Boas Práticas que foram implementadas pelos governos nordestinos, com vistas de se dar publicidade às ações e facilitar o compartilhamento das ideias e planos exitosos. “Ao todo, 18 iniciativas foram incluídas na publicação virtual, o que reflete a qualidade do que é desenvolvido na região. Além disso, foi definido o Plano de Ação com cinco dessas práticas”, destacou. 

Agora em 2022, a Câmara irá apresentar todos os 18 trabalhos retratados em suas reuniões no 15º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte, a ser realizado entre 15 e 18 de março de forma híbrida e que traz como tema: Gestão Pública, Desenvolvimento Regional e as Experiências Inovadoras do Nordeste”
As inscrições para o 15º CONGESP podem ser feitas pelo link https://www.even3.com.br/15congesprn/.

Câmaras

Além da Câmara Temática de Gestão Pública e Inovação Tecnológica, o Consórcio Nordeste ainda conta com as Câmaras de Agricultura Familiar, Assistência Social, Meio Ambiente, Arranjos Públicos-Privados, Saúde, Segurança Pública, Educação, Energia, Turismo, Resíduos Sólidos e Drenagem Urbana, Esgotamento sanitário e abastecimento, Cultura, Infraestrutura e Investimento e Ciência e fomento ao conhecimento.

O Maranhão apresentou o Portal de Compras Governamentais; DataImesc- Sistema de Informações do Maranhão; Zoneamento Ecológico-Econômico do Bioma Amazônico; Projeto Previdência Digital; Inova Maranhão Startups; Programa Centelha e Maratoninha Maker. 

Consórcio

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) é uma entidade interestadual brasileira formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

Seu objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e integrado da região, possibilitando conjuntamente a realização de compras públicas e a implementação integrada de políticas públicas, incluindo prestação de serviços públicos, como nas áreas de educação, comunicação, saúde, infraestrutura e segurança públicas.