IMESC lança 9ª edição da Enciclopédia dos Municípios Maranhenses com o tema Região de Desenvolvimento do Gurupi Maranhense

Publicado em 10/02/2022
Dando prosseguimento a mais uma etapa de execução do projeto Enciclopédia dos Municípios Maranhenses, iniciado no ano de 2012, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e a Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE) lançam, nesta quinta-feira (10), o 9° volume, com o tema Região de Desenvolvimento do Gurupi Maranhense. A área estudada distribui-se em 23.140,273 km² e apresenta população de 276.120 habitantes, estimada no ano 2020 pelo IBGE, com densidade demográfica de 11,93 hab./km² e PIB de R$ 2.017,815 bilhões.

O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, destaca que a publicação possui um escopo abrangente compreendendo uma série de temáticas. "Símbolos municipais, processo de ocupação, caracterização física, economia, população, saúde, educação, espaço urbano e rural, cultura, turismo, transporte, além de diversificadas particularidades próprias de cada município", pontua.

A enciclopédia apresenta as particularidades dos municípios Amapá do Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Cândido Mendes, Carutapera, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Presidente Médici e Santa Luzia do Paruá. Foram inclusos ainda os municípios Turiaçu e Turilândia.

As atividades econômicas da região estudada estão ligadas à exploração de reservas auríferas, apicultura, extrativismo vegetal, rizicultura e ao cultivo da mandioca, além da pesca desenvolvida nas reentrâncias. Pela sua posição geográfica, sofre influências marcantes sociocultural e economicamente do estado do Pará, para onde vai o excedente da produção agrícola e pesqueira.

Confira a publicação clicando AQUI.