Setor de Serviços assume posição de destaque na economia maranhense aponta publicação do IMESC

Publicado em 27/12/2021
"Setor de Serviços no Maranhão: características, desempenho e perspectivas” é o tema da mais recente publicação do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).  O estudo foi lançado nesta segunda-feira (27) e faz uma discussão sobre o comportamento dos segmentos do setor terciário do estado, reunindo informações do Sistema de Contas Regionais (SCR), da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Simples Nacional, entre outras.

O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, ressalta que: “Nos últimos anos, tem se observado um vigoroso crescimento da participação do emprego e do Valor Agregado do setor de Serviços, o que se faz buscar um melhor entendimento sobre as especificidades das atividades do setor. Para tanto, a presente análise destaca as principais características dos Serviços e faz uma avaliação sobre seu desempenho no período de 2002 a 2019”.

Dentre os destaques, verificou-se que o setor de serviços assume posição de destaque na economia maranhense, quando observada sua elevada participação na composição setorial do PIB (74% no VAB total do estado), bem como no número de empregos (84%) e estabelecimentos formais (87,3%).

Comparado aos demais setores da economia, foi o segundo setor com maior crescimento acumulado (175,8%) entre os anos de 2002 e 2019. Vale destacar que o desempenho positivo obteve contribuição de fatores como a expansão da urbanização, da industrialização e do processo de terceirização no país, possibilitando uma demanda maior por diversos serviços, principalmente aqueles referentes a empresas especializadas (transporte, comunicação, serviços administrativos e gerais).

Dentre os segmentos do setor de serviços, a atividade de Comércio apresentou maior crescimento acumulado no período (211,3%), sendo influenciado pela elevação do consumo da população, que fez que o setor comercial passasse a receber mais investimentos internos e estrangeiros.

No entanto, mesmo com o vigoroso desempenho do setor terciário no período, o setor maranhense pouco alterou a composição setorial (participação das atividades), com a Administração pública sendo o segmento mais representativo no Valor Adicionado dos Serviços e no mercado de trabalho formal. Em 2019, a Administração Pública se apresenta como segmento de maior peso na composição setorial em 212 municípios maranhenses.

Confira a publicação na íntegra, clicando AQUI.