Pesquisadores do IMESC realizam trabalho de campo em 5 municípios da Região de Desenvolvimento do Delta das Américas

Publicado em 21/12/2021
Em continuidade ao projeto da Enciclopédia dos Municípios Maranhenses, pesquisadores do Departamento de Estudos Territoriais (DET) percorreram cinco municípios da Região de Desenvolvimento do Delta das Américas, no período de 13 a 18 de dezembro, com o objetivo de levantar dados para elaborar a publicação. O Departamento integra o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

“A importância desse trabalho de campo é coletar dados sobre a caracterização física, economia, população, saúde, educação, espaço urbano e rural, cultura, turismo e transporte. Além disso, identificar as particularidades de cada município e cobrir as lacunas que não encontramos em nossas fontes geográficas, que enriquecem o trabalho e trazem informações mais fidedignas”, explica o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Para isso, foram realizadas entrevistas, aplicados questionários e feitos registros fotográficos das cidades de Água Doce do Maranhão, Araioses, Santana do Maranhão, Magalhães de Almeida e São Bernardo. Todas essas informações estão sendo organizadas e estarão presentes na próxima edição da Enciclopédia, que inclui cinco municípios da Região de Desenvolvimento do Delta das Américas.

Já foram lançados volumes da publicação sobre as microrregiões geográficas da Baixada maranhense, do Itapecuru Mirim, de Rosário, do Litoral Ocidental Maranhense e dos Lençóis Maranhenses; e das regiões de desenvolvimento da Amazônia Maranhense, Tocantins Maranhense e Ilha do Maranhão.