IMESC realiza expedição para a definição cartográfica dos pontos extremos do estado do Maranhão

Publicado em 10/12/2021
A “Expedição Gustavo Dodt”, comandada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), já está na sua fase final. O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, juntamente com os técnicos da cartografia, faz a atualização dos pontos extremos do estado, fechando esses conjuntos de expedições, iniciado em agosto de 2021, no sul do Maranhão, na chapada das Mangabeiras.

Essa missão de campo teve como principal objetivo o reconhecimento cartográfico e geodésico dos pontos extremos estaduais, especificamente, o ponto extremo leste em Araioses, o ponto extremo oeste em São Pedro da Água Branca, e o ponto extremo norte no município de Carutapera. Essa estratégia destina-se à definição cartográfica efetiva de todos os marcos cartográficos que delimitam os principais territórios estaduais, regionais, regiões, microrregiões e as próprias divisas estaduais, conforme destaca o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Os resultados esperados desse estudo estão relacionados diretamente a uma definição mais precisa de todos os pontos e marcos cartográficos do estado, para aprimorar o grau de precisão e também todas as questões de definições de mapas e outros tipos de produtos relacionados à cartografia oficial do estado.

Essa pesquisa é um desdobramento dos trabalhos da diretoria de Estudos Ambientais e Geoprocessamento, com o auxílio dado pelo Zoneamento Ecológico-Econômico. Em destaque, esses trabalhos ajudam a atualizar sistematicamente toda a base cartográfica territorial dos rios, divisas estaduais e, também, como estão dispostas no território as questões dos principais limites cartográficos.