Boletim Criminal do IMESC aborda perfil social do Sistema Penitenciário do Maranhão

Publicado em 10/12/2021
A 5ª edição do Boletim Criminal do Maranhão vem com o tema "Sistema Penitenciário" e aborda o perfil social do sistema penitenciário do Brasil e do estado. O Boletim foi divulgado, nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, explica que o Boletim Criminal surge com o desafio de consolidar um acervo de informações, com base em critérios e padrões espaciais, que forneça subsídios para a proposição de políticas públicas e estratégias de prevenção, controle e combate à violência. "Esta edição é voltada ao estudo do sistema penitenciário maranhense que está instalado em 31 municípios do Estado, com 46 Unidades Prisionais-UPRs e oito Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs)”. 

O Complexo Penitenciário de Pedrinhas, localizado nos municípios de São Luís e Paço do Lumiar, concentra 44,9% (4.994) dos presos do estado. Outros municípios com grande densidade demográfica, como Imperatriz, Caxias e Timon, também apresentam elevado percentual de pessoas privadas de liberdade. 

Os dados da violência no Maranhão, em muitos aspectos, seguem tendências nacionais, o que se reflete também em similaridades quanto ao perfil da população carcerária. O maior percentual de pessoas privadas de liberdade no estado é do sexo masculino (96,6%), encontra-se na faixa etária de 18 a 29 anos (51,97%), é declarado pardo (62,2%) e possui até ensino fundamental incompleto (62%). O Boletim Criminal aponta que o Governo do Estado vem fortalecendo programas voltados à educação e profissionalização de jovens maranhenses dentro e fora do Sistema Penitenciário.
 
Acesse a publicação clicando AQUI.