O Boletim Climático analisa o comportamento das condições atmosféricas, apresentando informações para o desenvolvimento das atividades econômicas do Maranhão, referentes ao terceiro trimestre de 2021. A publicação foi lançada nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).
“O estudo servirá de subsídio para o monitoramento climático, assim como para o planejamento ambiental e territorial para diminuir os impactos causados pelas variações climáticas em detrimento da existência de fenômenos naturais que implicam na dinâmica atmosférica e, consequentemente, no clima”, explica o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.
Durante o processo de produção deste boletim, por meio do alcance do banco de dados em múltiplas fontes, observou-se que, no Maranhão, em relação às médias de temperatura máxima para o mês de julho, destacam-se os municípios de Alto Parnaíba no Sul do Maranhão, onde a média registrada atingiu 26,10°C, enquanto a normal climatológica é de 33,3°C, e Carolina que teve de 28,62 °C, sendo que sua média histórica é de 34,6°C.
Sob uma perspectiva geral, o mês de setembro apresentou temperaturas mais elevadas dentre os meses analisados, o que é comum, devido às médias histórias observadas nos últimos 30 anos. Por exemplo, em Caxias assinalou 37°C e Colinas 36°C, respectivamente, mas em contrapartida setembro também apresentou chuvas acima do esperado em São Luís e Bacabal, sendo um mês atípico.
Acesse o boletim na íntegra, clicando
AQUI.