IMESC visita Icatu para dar continuidade às ações do programa de assessoramento para políticas públicas

Publicado em 04/11/2021
A primeira visita técnica feita pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), ao município de Icatu aconteceu no dia 4 de novembro, com o objetivo de apresentar o programa “Estratégias e Inovações da Gestão de Políticas Públicas Municipais” à equipe que participará do projeto.

“São muitos os objetivos do programa, como, por exemplo, a possibilidade de desenvolver políticas intersetoriais, a articulação entre todas as secretarias para se pensar em políticas públicas para o município, políticas que possam ter continuidade e que possam trazer melhorias para a qualidade de vida da população, que é o grande objetivo desse trabalho”, explica o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho. 

A visita contou com a presença de técnicos das secretarias municipais de saúde, educação, cultura, assistência social, meio ambiente, agricultura, obras e o representante da câmara municipal. Também foram visitadas uma escola e uma secretaria do município, que irão participar do programa.

O PROGRAMA

O programa “Estratégias e Inovações na Gestão de Políticas Públicas Municipais” engloba uma série de projetos e ações voltadas para a promoção de melhoria dos serviços públicos. 

O programa se divide em três grandes projetos que serão desenvolvidos com o apoio e assessoramento dos técnicos do IMESC e da SEPE, e também com o suporte da plataforma digital desenvolvida pelo Instituto, o DigIMESC, que facilitará a execução e acompanhamento das atividades  do início ao final do programa. O objetivo é que os municípios possam implementar um modelo de planejamento e gestão de políticas públicas mais eficaz,  com mais oportunidades e resultados visíveis, e que poderão servir de base para a criação de redes intermunicipais de ações estratégicas. 

Para isso, serão formados núcleos de trabalho formados por colaboradores dos próprios municípios, que passarão por processos de capacitação e treinamento de forma presencial e on-line, oferecidos pelos técnicos do IMESC.