Dinâmicas do clima maranhense é tema de atlas lançado pelo IMESC

Publicado em 05/11/2021
O primeiro volume do atlas intitulado "As Dinâmicas Climáticas do Estado do Maranhão entre 1989 a 2018” foi lançado, nesta sexta-feira (5), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE). O objetivo da publicação é contribuir com informações acerca das variações atmosféricas em escala regional para a sociedade.

“Esse estudo contempla dados dos principais elementos climáticos que atuam no Maranhão nos últimos 30 anos, referente aos anos de 1989 a 2018, e apresenta, de forma cartográfica, informações sobre precipitação pluviométrica, número de dias com precipitações, umidade relativa do ar, nebulosidade e evapotranspiração potencial, somando um total de 150 mapas”, destaca o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

De acordo com as observações e análises dos dados climáticos maranhenses, as dinâmicas de chuvas no estado são irregulares, com maior volume pluviométrico no setor Noroeste, com variação entre 1500 a 2500 mm. Já os setores Centro-Leste e Centro-Sul são as áreas com os menores totais anuais de precipitação, oscilando entre 800 a 1100 mm.

Assim, os resultados apontados nessa pesquisa vão auxiliar demandas de ordenamento e planejamento territorial, em que pese a ocorrência de eventos climáticos no presente momento ou a longo prazo, subsidiando estudos que possibilitam a tomada de decisões de resiliência a esses acontecimentos em escala regional e ainda a elaboração de planos agroclimáticos para o setor primário do estado.

Acesse o atlas na íntegra, clicando AQUI.