2° edição do estudo Evolução Político-Administrativa do Maranhão é lançada pelo IMESC

Publicado em 20/09/2021
A Evolução Político-Administrativa do Estado do Maranhão é uma obra que apresenta informações dos possíveis recortes do espaço político maranhense. Nesta segunda-feira (20), o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e a Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE) apresentam a segunda edição deste estudo.

“Essa segunda edição veio fechar algumas lacunas que havia na primeira e, com o acesso a outros materiais bibliográficos, trabalhos de campo, e também informações da Enciclopédia dos Municípios Maranhenses, foram descobertos novos dados. Fontes locais dos municípios ajudaram a resgatar o histórico daquele território do Maranhão, com informações de todo o processo de criação e fragmentação dos 217 municípios”, compartilha o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

A publicação apresenta dados atualizados, inclusive em determinados mapas e na emancipação dos municípios. Além disso, está incluso o mapa ‘Municípios Mater do Maranhão’ - aqueles que, inicialmente criados, deram origem direta ou indiretamente aos atuais municípios maranhenses.

Para facilitar a compreensão da leitura, há vários organogramas que retratam os desmembramentos municipais e um glossário foi incluído, levando em consideração que muitas palavras são pouco conhecidas por serem especialmente de cunho geográfico, e outras que, pela evolução do vernáculo, estão praticamente em desuso.

A presente publicação está disponível a toda comunidade acadêmica, docente e discente, pesquisadores e gestores públicos e privados e demais interessados, apresentando informações capazes de colaborar para um melhor entendimento sobre a dinâmica da evolução do território geográfico, histórico e político do Maranhão.

Acesse a publicação clicando AQUI.