Plataforma Imesc Amplo, criada pela Sepe e o Imesc, será utilizada pela Sedes

Publicado em 23/08/2021
Mais uma Secretaria de Estado do Maranhão aderiu à Plataforma Imesc Amplo, aplicativo de monitoramento de indicadores dos municípios maranhenses, criada pela Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (Sepe) e sua autarquia vinculada, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). Nesta segunda-feira (23), a subsecretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Larissa Abdalla, assinou o termo de cessão de uso, juntamente com o secretário Luis Fernando Silva, da Sepe, e o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho.

O secretário Luis Fernando destacou que a plataforma tem como diferencial permitir a construção de bases de dados de acordo com as necessidades dos gestores das secretarias e órgãos do Estado. “O Imesc Amplo oportuniza a produção de informações que auxiliam gestores públicos na tomada de decisões estratégicas e também no planejamento de ações. A parceria com a Sedes apresenta dados gerenciais que contribuem para a manutenção e o desenvolvimento dos importantes programas sociais administrados pelo governo Flávio Dino em todo o Maranhão”, analisou o secretário de Programas Estratégicos.

Segundo a subsecretária da Sedes, Larissa Abdalla, o uso do aplicativo trará maior eficiência, celeridade e segurança aos processos internos da Sedes. “O aplicativo vai permitir darmos um novo salto. E é muito importante que ele foi customizado para atender as demandas da Sedes, então teremos espaços para cada uma das secretarias adjuntas que trabalham renda, cidadania, inclusão socioprodutiva, segurança alimentar e assistência social. O app veio para somar, melhorar e gerir de forma mais eficiente a área de desenvolvimento social do estado”, avaliou.

O presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, explicou que o Imesc Amplo atua a partir de pesquisas georreferenciadas com possibilidade de coleta de dados, por meio de formulários offline. “A ferramenta é adaptável, permitindo sua personalização a qualquer tipo de pesquisa, como foi feito com a Sedes. Isso facilita a criação de formulários, o cadastro de usuários, além da inclusão de imagens e a exportação de dados tanto em formato excel como web”.

Além do Imesc Amplo, que é destinado aos gestores públicos, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, também possui a plataforma Data Imesc, que permite o acesso de toda a sociedade a um banco de dados com indicadores no âmbito Nacional, Regional, Estadual e também municipal. O DataImesc está disponível para acesso no http://dataimesc.imesc.ma.gov.br/ e apresenta, além de bases cartográficas, um conjunto de indicadores com o objetivo de disseminar dados sobre a realidade do Brasil, Estados e, principalmente, dos municípios maranhenses.