Em continuidade ao projeto da Enciclopédia dos Municípios Maranhenses, pesquisadores do Departamento de Estudos Territoriais (DET) percorreram cinco cidades da Região de Desenvolvimento do Gurupi Maranhense, no período de 19 a 23 de julho, com o objetivo de levantar dados para elaborar a publicação. O Departamento integra o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).
“A importância desse trabalho de campo é coletar dados sobre a caracterização física, economia, população, saúde, educação, espaço urbano e rural, cultura, turismo e transporte. Além disso, identificar as particularidades de cada município e cobrir as lacunas que não encontramos em nossas fontes geográficas, enriquecendo o nosso trabalho e divulgando informações mais fidedignas”, explica o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.
Para isso, foram realizadas entrevistas, aplicados questionários e feitos registros fotográficos das cidades Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Maranhãozinho, Presidente Médici e Santa Luzia do Paruá. Todas essas informações estão sendo organizadas e estarão presentes na próxima edição da Enciclopédia, que inclui os 16 municípios que compõem a Região de Desenvolvimento do Gurupi Maranhense.
Já foram lançados volumes da publicação sobre as microrregiões geográficas da Baixada maranhense, do Itapecuru Mirim, de Rosário, do Litoral Ocidental Maranhense e dos Lençóis Maranhenses; e das regiões de desenvolvimento da Amazônia Maranhense e do Tocantins Maranhense.