Cultivo de grãos é o principal responsável pelo crescimento do setor agropecuário no 1º trimestre de 2021, aponta publicação do IMESC

Publicado em 30/07/2021
A agricultura maranhense apresentou desempenho positivo, de acordo com a estimativa do LSPA (março de 2021), e a colheita de grãos será 7,3% maior que em 2020. Essa boa notícia está no Índice de Atividade Econômica do Setor Agropecuário, referente ao 1º trimestre de 2021. A publicação foi lançada nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

“No primeiro trimestre de 2021, o setor primário apresentou variação positiva de 0,4% em relação ao ano anterior. Este resultado se deve em função do crescimento da safra agrícola, com forte influência dos principais grãos (soja e milho) cultivados no estado”, destaca o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

A agropecuária apresentou crescimento no primeiro trimestre, com possibilidade de resultado positivo no ano. A agricultura, a atividade que detém maior contribuição nesta atividade, apresenta boas perspectivas na produção de grãos.

O índice trimestral de atividade econômica é um indicador elaborado pelo IMESC que se propõe a estimar o nível de atividade econômica dos setores da economia estadual, com uma metodologia que permite uma menor defasagem temporal em comparação com Produto Interno Bruto (PIB), que apresenta defasagem de dois anos. Para tanto, o Índice leva em consideração informações tempestivas da realidade estadual.

Confira a publicação na íntegra, clicando AQUI.