Câmara de Gestão Pública e Inovação do Consórcio Nordeste prepara Plano de Ação para Estados

Publicado em 07/07/2021
Os membros da Câmara Temática de Gestão Pública e Inovação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) caminham para a formulação de um Plano de Ação contendo as iniciativas exitosas que foram realizadas nos estados membros, e compartilhadas durante as reuniões realizadas de forma virtual. A intenção, conforme foi reiterado em videoconferência, nesta quarta-feira (7), é que esses projetos possam ser replicados em outros estados, de acordo com as necessidades e capacidades de cada unidade federativa.

O secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, representa o Governo do Maranhão na Câmara e no Conselho de Administração do Consórcio dos Estados do Nordeste e destacou a importância do planejamento para a efetividade das ações programadas. A chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Sepe, Júlia Azevedo, também participou do encontro. 

“O Nordeste é um território de inovação na Gestão Pública. Ao longo dos encontros da Câmara Temática conhecemos 12 iniciativas de sucesso, que merecem ser compartilhadas. As próximas etapas do trabalho envolvem a criação de uma Minuta do Plano de Ação e a finalização do Livro Virtual (e-book), que será disponibilizado para toda a sociedade”, informou Luis Fernando. 

Além da Câmara Temática de Gestão Pública e Inovação Tecnológica, o Consórcio Nordeste já instituiu as câmaras de Agricultura Familiar, Assistência Social, Meio Ambiente, Arranjos Público-Privados, Saúde, Segurança Pública, Turismo, Energias e Educação. 

Ainda serão estabelecidas as câmaras de Resíduos Sólidos e Drenagem Urbana, Esgotamento Sanitário e Abastecimento, Políticas Fazendárias, Infraestrutura e Investimentos, Rede Nordeste de Comunicação Pública, Audiovisual e Economia Criativa, Relações Internacionais e Ciência e fomento ao conhecimento. 

As Câmaras Temáticas atuam de forma integrada para encontrar melhores soluções de financiamento, colaborar com informações para o Observatório do Desenvolvimento do Nordeste (ODNE), fortalecer institucionalmente o Consórcio, aumentar a conectividade entre os Estados, além de contribuir para uma gestão mais transparente, eficiente, eficaz e efetiva.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) é uma entidade interestadual brasileira formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

Seu objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e integrado da região, possibilitando conjuntamente a realização de compras públicas e a implementação integrada de políticas públicas, incluindo prestação de serviços públicos, como nas áreas de educação, comunicação, saúde, infraestrutura e segurança públicas.