Câmara de Gestão Pública e Inovação do Consórcio Nordeste é pioneira na construção de E-book com iniciativas de sucesso na Região

Publicado em 18/06/2021
A Câmara Temática de Gestão Pública e Inovação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) está elaborando um livro virtual (e-book) com todas as iniciativas exitosas apresentadas durante as reuniões. A ideia partiu de uma indicação do secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, que representa o Governo do Maranhão na Câmara e no Conselho de Administração do Consórcio dos Estados do Nordeste.

“Ao longo de vários encontros, os Estados Nordestinos apresentaram experiências de sucesso e todas as 12 ações vão integrar um e-book a ser disponibilizado para a sociedade. A iniciativa fortalece a integração e as potencialidades de cada Estado, além de contribuir na disseminação do conhecimento”, informou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário Luis Fernando, apenas cinco das iniciativas serão apresentadas ao governador da Paraíba, João Azevêdo, líder da Câmara de Gestão Pública e Inovação, com o objetivo de integrar Plano de Ação do Consórcio Nordeste. Dentre essas ações está o "Portal de Compras Governamentais", programa criado pelo Governo do Maranhão para acelerar e facilitar os processos licitatórios.

“Estamos muito felizes em compartilhar nossa experiência com o Portal de Compras Governamentais com os outros Estados Nordestinos. Essa troca de conhecimento fortalece a região”, contou o subsecretário de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Adilon Arruda Léda, que também integra a Câmara de Gestão Pública e Inovação.

Além do Portal de Compras Governamentais do Maranhão, também foram selecionados os programas “Cientista Chefe” do Ceará; “Educação Pública EAD (FGV), da Paraíba; e “Escola de TI para Gestão Pública” e “Projeto de Levantamento, Cadastramento, Regularização e Registro do Patrimônio Imobiliário”, do Rio Grande do Norte.

Câmaras Temáticas

As Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste atuam de forma integrada para encontrar melhores soluções de financiamento, colaborar com informações para o Observatório do Desenvolvimento do Nordeste (ODNE), fortalecer institucionalmente o Consórcio, aumentar a conectividade entre os Estados, além de contribuir para uma gestão mais transparente, eficiente, eficaz e efetiva.

Na reunião realizada nesta quarta-feira (16), que contou com a presença do governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, além da criação do e-book também foi discutida a elaboração do Plano de Ação da entidade.

“Quero agradecer vocês e falar da alegria de assumir essa responsabilidade. A orientação para as câmaras é que tão logo seja feito um plano de trabalho e o primeiro produto estiver pactuado pelos nove Estados, é importante que ele seja apresentado ao colegiado dos governadores”, ressaltou Wellington.

O Consórcio Nordeste já instituiu as Câmaras Temáticas de Gestão Pública e Inovação Tecnológica, Agricultura Familiar, Assistência Social, Meio Ambiente, Arranjos Públicos Privados, Saúde, Segurança Pública e Educação. Ainda serão estabelecidas as câmaras de Energias, Resíduos Sólidos e Drenagem Urbana, Esgotamento Sanitário e Abastecimento, Turismo e Políticas Fazendárias.

Consórcio Nordeste

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) é uma entidade interestadual brasileira formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Seu objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e integrado da região, possibilitando conjuntamente a realização de compras públicas e a implementação integrada de políticas públicas, incluindo prestação de serviços públicos, como nas áreas de educação, comunicação, saúde, infraestrutura e segurança públicas.