O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) apresenta a nota técnica “Vulnerabilidade Ambiental das Bacias hidrográficas da Ilha do Maranhão: bacia hidrográfica do rio Paciência”. Lançada nesta sexta-feira (4), a publicação tem o objetivo de identificar e mapear as áreas de risco, além de ameaças, suscetibilidades e vulnerabilidades relacionadas às inundações.
“O presente estudo serve como uma ferramenta estratégica à Gestão Pública, a qual visa promover a elaboração de instrumentos técnico-científicos para sua medição na gestão sustentável da região, principalmente no auxílio de políticas públicas relacionadas ao planejamento de ações, atuação sobre a qualidade ambiental e minimização dos impactos das diferentes atividades na Ilha do Maranhão”, destaca o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.
A bacia hidrográfica do rio Paciência possui suas terras inseridas nos quatro municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís, a saber: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Nesse sentido, os pesquisadores produziram um banco de dados geográficos atualizado, visando ampliar os estudos sobre vulnerabilidades e suscetibilidades ambientais do estado.
Dessa forma, as informações apresentadas no estudo apontam para a identificação de áreas de atenção prioritária à inundação e podem auxiliar em planos de reassentamento involuntários de famílias das áreas vulneráveis.
Confira a nota na íntegra, clicando
AQUI.