IMESC lança e-book sobre biodiversidade, potencialidades ornamentais e guia ilustrado dos peixes da mata Itamacaoca

Publicado em 02/06/2021
Com o objetivo de explorar a diversidade dos peixes e sua importância para o estado do Maranhão, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e a Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE) apresentam o livro “Biodiversidade, potencialidades ornamentais e guia ilustrado dos peixes da Mata Itamacaoca, no município de Chapadinha-MA”.

“O estudo é a primeira edição de um conjunto de obras que serão publicadas em série pelo Instituto, voltada ao inventário da biodiversidade de peixes e sua importância e potencialidades para o estado do Maranhão, revelando a necessidade de mais trabalhos voltados para essa temática”, compartilha o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Essa obra e as demais que serão lançadas fazem parte dos desdobramentos dos produtos do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), que propõe divulgar a variedade de peixes presentes nos biomas maranhenses. Com essa finalidade, foram realizadas expedições de coleta e a amostragem foi conduzida em cinco locais distribuídos dentro dos limites da Mata de Itamacaoca, na bacia do Alto Rio Munim. 

Sendo assim, existe uma grande necessidade de incentivar investigações relacionadas a questões que contemplam a biogeografia, biodiversidade, classificação e conservação dos peixes de água doce do Maranhão, enfatizando a necessidade desses ambientes serem tratados como prioridade nas políticas de conservação do estado do Maranhão. 

Confira a publicação clicando AQUI.