Inova Maranhão é destaque da 5ª Rodada de Boas Práticas de Câmara Temática do Consórcio Nordeste

Publicado em 12/05/2021
Mais uma vez o Maranhão foi destaque nas discussões da Câmara Temática de Gestão Pública e Inovação Tecnológica do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Nesta quarta-feira (12), a "Rodada de Boas Práticas", que apresenta iniciativas com impacto positivo nos Estados Nordestinos, contou com a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, explicando o programa "Inova Maranhão", para fomento da prática da inovação com foco no desenvolvimento econômico e social regional.

O Maranhão é representado na Câmara pela Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (Sepe). O secretário Luis Fernando Silva explicou que ao longo dos encontros, este é o 5º, foram apresentadas diversas iniciativas de sucesso que podem ser implantadas em outras unidades da Região.

“O Governo do Maranhão é destaque na Câmara de Gestão Pública e Inovação Tecnológica do Consórcio Nordeste com seis iniciativas apresentadas de um total de 12. Isso reflete a qualidade das boas práticas realizadas aqui. Além disso, a troca de conhecimento sobre iniciativas exitosas fortalece o desenvolvimento da Região Nordeste e contribui no processo de diminuição das desigualdades”, destacou Luis Fernando.

Sobre as ações do Maranhão na área de inovação tecnológica, o secretário Luis Fernando destacou que é notável o amplo crescimento ao longo do Governo Flávio Dino. “O Inova Maranhão é uma política pública que estimula práticas de inovação, de empreendedorismo e de uso e desenvolvimento de tecnologias, e que associa inovação com o mercado e também com a educação escolar”, informou.

Desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Inova Maranhão visa estimular a prática da inovação com foco no desenvolvimento econômico e social regional. O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles apresentou três eixos de atuação do programa, que são as Startups, Universidades e Educação. O Inova ainda atua nas áreas de Administração Pública, Empresas, Ecossistema e Parque Tecnológico.

“O eixo Startup envolve as fases de incubação e aceleração de empresas e é voltado para integração com o mercado; já o Programa Centelha envolve universidades e incentiva o surgimento de negócios inovadores a partir de pesquisas e inovações tecnológicas; e o eixo Educação é dividido em Maratoninha Maker e o Inova Galera, este último incentiva a formação de startup no ensino médio”, explicou Davi Telles.

Nesta Rodada de Boas Práticas, além do Maranhão, o Estado da Paraíba apresentou o projeto Governo Digital. A chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Sepe, Júlia Azevedo, também acompanhou as apresentações.

Maranhão na Câmara

O Maranhão lidera em número de iniciativas mostradas na Câmara Temática de Gestão Pública e Inovação Tecnológica do Consórcio Nordeste. De 12 apresentações, seis foram do Estado: Portal de Compras Governamentais, implantado com sucesso pelo Governo Flávio Dino; a plataforma interativa DataImesc - Sistema de Informações do Maranhão, desenvolvida pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (Sepe); o  processo de construção do Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão (ZEE) do Bioma Amazônico, que resultou na Lei Estadual Nº 11.269; além do Edital de Incubação das Startups; Programa Centelha e o Inova Maranhão.

O chefe de Gabinete do Consórcio Nordeste, Glauber Piva, e os secretários de Estado da Paraíba, Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Cláudio Furtado (Educação, Ciência e Tecnologia), elogiaram o trabalho desenvolvido no Maranhão.

Câmaras Temáticas
O Consórcio Nordeste já instituiu oito Câmaras Temáticas, são elas: Gestão Pública e Inovação Tecnológica, Agricultura Familiar, Assistência Social, Meio Ambiente, Arranjos Públicos Privados, Saúde, Segurança Pública e Educação. Ainda serão estabelecidas as câmaras de Energias, Resíduos Sólidos e Drenagem Urbana, Esgotamento Sanitário e Abastecimento, Turismo e Políticas Fazendárias.

As câmaras atuam de forma integrada para encontrar melhores soluções de financiamento, colaborar com informações para o Observatório do Desenvolvimento do Nordeste (ODNE), fortalecer institucionalmente o Consórcio, aumentar a conectividade entre os Estados, além de contribuir para uma gestão mais transparente, eficiente, eficaz e efetiva.