Parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Paço do Lumiar é fortalecida durante reunião na Sepe

Publicado em 03/05/2021
A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Paço do Lumiar, voltada para a estruturação de políticas públicas e desenvolvimento do município, foi o tema da reunião entre o secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, Dionatan Carvalho, e a prefeita Paula Azevedo, nesta segunda-feira (3). Também presentes, os diretores do Imesc, Hiroshi Matsumoto e Luiz Jorge Dias, e os secretários adjuntos de Paço do Lumiar, Jorge Azevedo e João Marcos Moraes. 

O secretário Luis Fernando destacou a importância do planejamento estratégico no processo de construção tanto do Plano Diretor Participativo de Paço do Lumiar quanto do Plano Plurianual (PPA), entre outras iniciativas. "O Governo do Estado se coloca à disposição para auxiliar no processo de desenvolvimento dos municípios maranhenses. Essa reunião vai gerar um Acordo de Cooperação Técnica, que será formalizado em breve, e integra também as ações do Programa Estratégias e Inovações na Gestão Pública Municipal, desenvolvido pela Sepe e o Imesc”. 

Luis Fernando explicou também que a aproximação entre o Poder Executivo Estadual e Municipal beneficia, principalmente, a sociedade. “Com os estudos, pesquisas e a criação do Plano Diretor e do PPA, o município passa a conhecer melhor a realidade local e as necessidades da população, que também participa desse processo de construção coletiva”, completou o secretário de Programas Estratégicos. 

A prefeita Paula Azevedo ressaltou que a parceria é fundamental para Paço do Lumiar. “Estamos firmando mais uma parceria com o Governo do Estado, desta vez, por meio da Sepe e do Imesc, com o objetivo de levar mais conhecimento e desenvolvimento para o nosso município. E com a elaboração do novo Plano Diretor de Paço, a cidade tem muito a crescer”.

Já o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, informou que o Instituto elabora um fluxo contínuo de dados sociais e econômicos sobre a realidade local. “O Imesc já produz uma série de informações que auxiliam os municípios maranhenses no processo de construção de políticas públicas e com Paço do Lumiar não será diferente. Temos uma plataforma digital chamada DigImesc, que será disponibilizada aos municípios para auxiliar no planejamento”, finalizou.