Promover maior interação entre os diferentes eixos temáticos e disponibilizar informações à sociedade. Estes são os principais propósitos do I Seminário Técnico de Integração Temática do Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão (ZEE-MA) dos Biomas Cerrado e Costeiro. O seminário é um evento do Governo do Maranhão, coordenado pela Secretaria e Estado de Programas Estratégicos (SEPE) e Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). O evento, realizado de forma virtual, iniciou nesta quinta-feira (4) e contou com participação do governador Flávio Dino na abertura.
O governador Flávio Dino pontuou as várias dificuldades pelas quais o país está passando. “Estamos no momento mais desafiador em todo o Brasil. Estados mais ricos e prósperos economicamente, em colapso na saúde e nós, procurando seguir nosso rumo com a continuidade das políticas mais importantes na saúde e na área social. Esse seminário inicia mais uma etapa desta temática e é fruto do trabalho de muitas instituições, que compõem o Governo do Maranhão ou não”, disse.
O ZEE é um mapa do caminho de hoje e do futuro, enfatizou o governador. “Esse documento vai se inserir no rol das obras que não têm placa, mas transcendem um período governamental. O ZEE é uma ferramenta de planejamento para o setor público e de indicação para o setor privado. Na Assembleia, aprovamos as leis com todos os anexos e elementos técnicos, e vamos concluir o documento este ano de 2021”, garantiu.
Flávio Dino defendeu que a “economia verde” é um importante ativo do Maranhão. Citou o presidente estadunidense, Joe Biden, que elegeu este como um dos temas prioritários de suas gestão, mostrado a importância do debate na área. E anunciou reunião com Embaixador dos EUA no Brasil, em maio, para tratar do Plano Biden. O plano deve destinar recursos à Amazônia Brasileira.
“Precisamos estar prontos e o ZEE integra esse esforço e pode ser um diferencial competitivo do nosso estado. Que possamos transformá-lo em vetor de oportunidades a nosso estado e nosso povo”, observou Dino. O governador frisou que o ZEE é um documento histórico para o Maranhão e de referência para o Brasil. “Alguns não conseguem cumprir e estamos cumprindo em nosso estado”, reforçou. Flavio Dino encerrou desejando “êxito e sucesso ao evento”.
Na ocasião, o titular da SEPE, Luís Fernando Silva, anunciou que o Maranhão será o primeiro estado do país a concluir o plano de Zoneamento Ecológico Econômico. “Estamos trabalhando, honrando nossa missão e nos compromissando com a gestão pública. O governo Flávio Dino fornece ao Maranhão mais uma etapa para que o desenvolvimento econômico tenha êxito. Nossa equipe está à disposição para somar no que for possível e que tenhamos pleno êxito nesse evento e na condução desse estado”, enfatizou o secretário.
O evento seguiu com participação do titular do Imesc, Dionatan Carvalho, tratando da agenda do seminário; e considerações de professores, estudiosos e técnicos da área e envolvidos na elaboração do plano. O evento vai apresentar o desenvolvimento nas áreas de climatologia, biodiversidade dos solos, arranjos jurídico-institucionais, geodiversidade, recursos hídricos superficiais, biodiversidade da fauna e da vegetação, entre outros cenários. Ainda, contextualizar as etapas do trabalho que vem sendo desenvolvido. O seminário é aberto ao público e encerra nesta sexta-feira (5).