IMESC lança Índice de Atividade Econômica sobre o setor agropecuário

Publicado em 29/01/2021
No acumulado do ano de 2020, estima-se que o setor agropecuário apresentou crescimento de 11,4%. É o que aponta o Índice de Atividade Econômica referente ao 3º trimestre de 2020. O índice foi publicado nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

“O índice trimestral de atividade econômica é um indicador elaborado pelo IMESC que se propõe a estimar o nível de atividade econômica dos setores da economia estadual. Nesta segunda edição, trouxemos os resultados do setor Agropecuário. Posteriormente, nesse produto, serão incorporadas as estimativas do setor secundário e terciário, e dos impostos, a fim de mensurar a totalidade da economia maranhense”, destaca o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

No terceiro trimestre do ano, o setor agropecuário apresentou variação de 2,43% em relação ao ano anterior. Este resultado pode ser explicado pelo desempenho do setor agrícola que, de acordo com a estimativa do LSPA (setembro de 2020), a colheita de grãos será 9,1% maior que 2019. A soja e o milho - os principais produtos da lavoura temporária - já tiveram a colheita de 2020 finalizada, o que dificilmente mudará a tendência do resultado do ano da agropecuária.

Diante desses resultados, a agropecuária apresenta um resultado positivo no ano de 2020. Com a variação do terceiro trimestre (2,4%), o acumulado do ano apresenta valor de 11,4%. Quando o IMESC divulgar os resultados do quarto trimestre de 2020, as pesquisas já estarão todos consolidados. Contudo, isso não deverá gerar uma mudança significativa quando comparado ao acumulado até o 3º trimestre de 2020, tendo em vista que as pesquisas agropecuárias, principalmente, a agricultura, como por exemplo, a produção de grãos, já estão com a colheita finalizada, conforme pode ser constatado no LSPA.

Confira o índice na íntegra, clicando AQUI.