Maranhão é o sexto estado do país com maior saldo de contratações, destaca nota do IMESC

Publicado em 14/12/2020
Nos 10 primeiros meses de 2020, o Maranhão foi o sexto estado do país com maior saldo de contratações, aponta a Nota de Mercado de Trabalho, referente a outubro de 2020, publicada na segunda-feira (14), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE). A publicação apresenta dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Em relação ao Nordeste, o Maranhão ocupou o primeiro lugar entre os estados que mais abriram vaga no período de janeiro a outubro de 2020, totalizando 18,8 mil vínculos.  O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, avalia que: “Esse resultado muito se deve ao destaque das micro e pequenas empresas na economia maranhense, já que das 18 mil contratações do ano, 10 mil foram de responsabilidade dessas empresas. Com isso, o Maranhão chega ao maior resultado desde 2013, em relação ao número de vínculos empregatícios por ano”.

Nos dez meses do ano, os cinco grupamentos de atividades registraram saldo positivo:   Serviços” (+7,0 mil vínculos); “Construção” (+4,9 mil vínculos); “Comércio” (+2,8 mil vínculos); “Indústria Geral” (+2,0 mil vínculos) e “Agropecuária” (+1,9 mil vínculos). No que se refere ao perfil das vagas geradas no ano, destaca-se a criação líquida de 2.922 empregos de pessoas com Ensino Superior Completo.

Acesse a Nota completa, clicando AQUI.