IMESC lança 6ª edição da Enciclopédia dos Municípios Maranhenses

Publicado em 26/11/2020

Com o tema Região de Desenvolvimento da Amazônia Maranhense, foi lançada nesta quinta-feira (26) uma nova edição da Enciclopédia dos Municípios Maranhenses, publicação elaborada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE). Em seu 6º Volume, a Enciclopédia apresenta as particularidades dos municípios de Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Itinga do Maranhão e São Francisco do Brejão.

O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, destaca que a Enciclopédia está disponível a toda comunidade acadêmica, docente e discente, pesquisadores, gestores públicos e privados e demais interessados. “A publicação traz informações capazes de subsidiar o planejamento de ações que propiciem traçar diagnósticos e prognósticos dessa parte significativa do território maranhense, a qual tem despertado o interesse de vários países do mundo”, acrescenta.

A região que engloba os municípios em questão se distribui em uma área de 15.357,470 km2 e uma população de 258.680 habitantes estimada em 2020, com densidade demográfica de 16,84 hab./km² e PIB de R$ 3.342,736 bilhões. Essas cidades apresentam grande diversificação econômica, resultado das indústrias metalúrgicas e siderúrgicas, assim como da produção de carvão vegetal e extração de madeira, oriunda principalmente do eucalipto, da pecuária voltada à produção de leite e do comércio diversificado.

A publicação possui um escopo abrangente, compreendendo uma série de temáticas: símbolos municipais, processo de ocupação, caracterização física, economia, população, saúde, educação, espaço urbano e rural, cultura, turismo, transporte, além de diversificadas particularidades próprias de cada município.

Acesse a Enciclopédia completa, clicando AQUI.