Volume de vendas do comércio maranhense, no acumulado do ano, já superou o nível pré-pandemia, destaca Nota do IMESC

Publicado em 29/10/2020
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), lançou nesta quinta-feira (29), a Sinopse da Nota Bimestral de Conjuntura Econômica sobre Comércio Varejista, referente a agosto de 2020. A publicação aponta um crescimento de 5,8% em volume de vendas do varejo restrito, que atingiu  121,7 pontos em seu número índice conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

“Esse resultado demostra como a economia vem se recuperando das perdas devido à crise provocada pela pandemia. Os avanços do comércio maranhense nos meses de julho e, principalmente, agosto, foram muito importantes para o estado deixar para trás o pior momento vivido durante a pandemia, quando caiu -6,4% em maio”,  destaca o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Em julho de 2020, o comércio maranhense obteve números positivos. Em agosto, chegou a avançar  3,8%.  Dessa maneira, o Maranhão se encontra em situação mais favorável que a observada para o cenário nacional, tendo em vista que o país ainda não recuperou as perdas contraídas ao longo do ano.

Na variação interanual, as vendas no Maranhão subiram 23,5%, bem acima do observado no cenário nacional em que as vendas subiram apenas 6,1%. O bom resultado das vendas no Maranhão se deve ao bom desempenho do mercado formal de trabalho que apresentou o maior saldo para os meses de agosto da série histórica iniciada em 2004, com o registro de 5.861 contratações líquidas.

Confira a nota na íntegra, clicando AQUI.