IMESC lança nota de comércio varejista com destaque para o aumento de vendas no Maranhão

Publicado em 17/08/2020
O volume de vendas no Maranhão cresceu 6,5% no varejo restrito em maio de 2020 quando comparado ao mês anterior, aponta a Nota Bimestral de Conjuntura Econômica sobre Comércio Varejista, referente a maio e junho de 2020. A nota foi lançada nesta segunda-feira (17) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

O aumento das vendas no Maranhão acompanhou a tendência nacional de alta em maio. O varejo ampliado – que acrescenta as atividades Venda de Veículos e Motos e Materiais de Construção às demais atividade do varejo restrito – cresceu 6,4% nesse mesmo comparativo. “Já na variação do acumulado do ano até maio, o Maranhão apresentou recuo de 11,4%, o terceiro estado do Nordeste menos atingido em termos de volume de vendas”, destaca o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio, em maio de 2020, o volume de vendas do comércio varejista restrito no país apresentou alta de 13,9% na variação mensal, após dois meses de forte queda em que o comércio foi impactado pela pandemia mundial da COVID-19.

O varejo ampliado nacional também mostrou recuperação com alta de 19,6% no mesmo comparativo. As atividades que apresentaram maior alta foram: Tecidos, Vestuário e Calçados (100,6%), Veículos e Motos (51,7%) e Móveis e Eletrodomésticos (47,5%).

Diante do número de demissões decorrentes da pandemia, embora a conjuntura sinalize retomada do nível de atividade econômica do varejo, entende-se que a recuperação do nível pré-crise ocorrerá de forma lenta.

Ressalta-se que o Governo Estadual vem adotando medidas que visam amortecer os impactos da pandemia sobre a economia maranhense, como a suspensão do pagamento de água, a prorrogação do prazo para pagamento do IPVA (Portaria nº 105/SEFAZ) e a sanção da lei aprovada pela Assembleia Legislativa de redução de até 30% das mensalidades de instituições de ensino privado (Lei nº 088/2020) durante a pandemia.

Acesse a publicação na íntegra, clicando AQUI.