Sepe, Imesc e Sagrima firmam parceria para desenvolvimento do setor primário no estado

Publicado em 07/08/2020
Os secretários de Estado de Programas Estratégicos (Sepe), Luis Fernando Silva, e de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Sérgio Delmiro, e o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Dionatan Carvalho, formalizaram, nesta quinta-feira (6), a parceria de cooperação técnica para a continuidade dos trabalhos de Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão (ZEE-MA) e para a realização de estudos e pesquisas com o objetivo de desenvolver o setor primário do Estado.

O acordo ainda prevê o compartilhamento de dados e informações, a elaboração de estudos e pesquisas sobre os Biomas Maranhenses e o monitoramento das cadeias socioprodutivas do agronegócio do Estado.

O secretário Luis Fernando Silva destacou que a parceria é fundamental para ampliar o banco de dados do Imesc, autarquia vinculada à Sepe, e fortalecer o planejamento estratégico na área de atuação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca.

"O Imesc produz e analisa informações socioeconômicas, cartográficas e geoambientais de grande importância para a formulação de políticas públicas do setor primário da nossa economia. Com esta parceria firmada hoje, fortaleceremos ainda mais os sistemas de agricultura, pecuária e pesca, além dos arranjos produtivos locais. A Sagrima também é parceria da Sepe no processo de desenvolvimento do ZEE, no âmbito dos Biomas Cerrado e Costeiro, assim como na implementação do Bioma Amazônico", afirmou o secretário de Programas Estratégicos.

Já o secretário Sérgio Delmiro ressaltou a importância da participação da Sagrima na construção do ZEE. “Nós vamos poder contribuir efetivamente com a construção desse instrumento de planejamento de médio e longo prazo, dando também segurança jurídica aos nossos produtores. Além disso, vamos passar o conhecimento que temos dentro da Secretaria de Agricultura para o Imesc, que hoje conduz todo o trabalho da construção do ZEE”, afirmou.

O presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, destacou que os estudos e pesquisas do Instituto são fundamentais para auxiliar o planejamento estratégico da Sagrima, assim como os dados coletados pela secretaria auxiliam na construção de uma série de estudos e pesquisas.

“O Imesc mantém relações institucionais com vários órgãos e entidades, com o objetivo de dar suporte às tarefas de planejamento do Estado e construir cooperações técnicas estratégicas para o beneficiamento mútuo dos cooperados e da sociedade maranhense. E, nesse cenário de colaboração mútua com a Sagrima, teremos um vasto banco de dados e informações”, afirmou Dionatan Carvalho.

Ainda participaram da reunião o secretário adjunto da Sepe, Geraldo Cunha Carvalho, e as adjuntas da Sagrima, Rosany Aranha, Andreia Amorim e Conceição Marques.