IMESC lança boletim sobre violência contra crianças e adolescentes

Publicado em 18/06/2020
A 2ª edição do Boletim Criminal traz como tema ‘Violência contra crianças e adolescentes’ e tem como desafio consolidar um acervo de informações, com base em critérios e padrões espaciais, que forneça subsídios para a proposição de políticas públicas e estratégias de prevenção, controle e combate à violência. O boletim foi lançado na quinta-feira (18/06) e foi elaborado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

“Com uma perspectiva ampla, o Boletim Criminal abarca em diversas escalas temas ligados à Segurança Pública e Violência Urbana. Neste momento, colocamos em evidência a dinâmica dos crimes violentos contra crianças e adolescentes”, pontua o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

O Maranhão apresentou redução de 43% da incidência de CVLI em crianças e adolescentes, no período de 2015 a 2019. No período analisado, verificou-se redução de 61% e 42,7% da incidência de CVLI em crianças e adolescentes, respectivamente. Enquanto que a capital maranhense apresentou diminuição de 68,8% da incidência de CVLI, no período de 2014 a 2019.

Destaca-se que os resultados observados, apresentam influência direta com iniciativas e programas do Governo do Estado em diversas áreas, como o aumento da oferta de educação em tempo integral no Ensino Médio (em 2015, a SEDUC contabilizava 5.472 matrículas em tempo integral, passando para 12.164 em 2018); e a criação do programa intersetorial voltado ao cuidado qualificado na primeira infância e apoio às famílias – a Casa da Criança (SEPE).

Houve também a criação da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), vinculada à SEDIHPOP; a instalação e manutenção de 50 restaurantes populares (SEDES); o programa educacional Mais Infância, Mais Turismo, que promoveu em 2019 sensibilização para o combate ao turismo sexual infantil (SETUR); além da criação e contínua expansão de programas de capacitação, profissionalização e geração de renda, como o Programa Mais Renda (SEDES), entre 2017 e 2019.

Confira o boletim na íntegra, clicando AQUI.