Nota do IMESC aponta o Maranhão como o estado nordestino com menor perda de postos de trabalho

Publicado em 09/07/2020
O Maranhão é o estado nordestino que registrou a menor perda de postos de trabalho, tanto no mês de maio (-0,26%) quanto no acumulado do ano (-1,12%). É o que aponta a Nota Mensal de Conjuntura Econômica com o tema Mercado de Trabalho Formal, referente ao mês de maio de 2020, lançada na terça-feira (30/06) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

A presente publicação faz uma discussão sobre o comportamento do emprego formal maranhense, tendo como referência a região Nordeste e o Brasil, a partir do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), divulgado mensalmente pelo Ministério da Economia.

O CAGED trata do fluxo de admissões e demissões dos trabalhadores sob o regime CLT e constitui-se um termômetro do desempenho dos setores de atividade econômica. “Verificou-se que São Luís apresentou o terceiro maior saldo positivo de postos de trabalho (+895 vagas) dentre todas as cidades brasileiras no mês de maio”, destaca o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Segundo dados do Caged, o Brasil perdeu 331 mil vagas formais apenas em maio. Entre março e maio, período inteiramente afetado pela pandemia, o país fechou 1,5 milhão de postos com carteira assinada. Todas as regiões brasileiras apresentaram redução de postos de trabalho formal em maio de 2020 ou no acumulado do ano.

Confira a publicação na íntegra, clicando AQUI.